Bandagem Neuromuscular
Texto com a permissão do Editor do Livro 'Manual de Bandagem Neuromuscular. Aplicações práticas
Kinesio® Taping, Kinesio® Tape, Medical Taping Concept, Ligadura Neuromuscular, Bandagem Neuromuscular Kinesiology Tape... várias definições para o mesmo método, um mesmo conceito e a mesma técnica que a faz diferente, de tudo o resto que se realizou na história da Ligadura.
Falamos de um sistema de Ligadura nascida na Ásia nos anos setenta, sobretudo no Japão e na Coreia, que carrega a força na actualidade devido a sua concepção global do tratamento.
O Dr. Kenzo Kase, quiroprático japonês, desenvolve aplicando conceitos Kinesiológicos -e assim lhe dar o seu nome- uma técnica de Ligadura que tenta conseguir uma
mobilidade total do músculo sem restrições, onde a função muscular tem vital importância para activar processos naturais de curar o corpo -influindo desde o exterior as 24 horas- e procurar que a dor que apareceu com o movimento, desapareça través do mesmo.
A banda que se aplica com esta técnica tem características específicas que a fazem diferente do material utilizado até a data. Trata-se de uma fita elástica adesiva num papel protector com 10% de pré-estiramento que podemos aplicar até uns 140% - 160% de elasticidade adicional no sentido longitudinal, como uma segunda pele, mas que é inelástica no sentido transversal. Uma vez separada do papel protector, é uma banda adesiva e a cola utilizada normalmente é Cyanoacrilato de uso médico.
A superfície de apoio que leva a cola, não é simétrica nem longitudinal como todas as adesivas clássicas apresentando uma ondulação em modo de S como que serpentear durante o seu trajecto, junto á sua elasticidade longitudinal da banda, ajudará á formação de "convoluções" em determinadas Ligaduras, rugas características do método que levantam a pele para conseguir um maior fluxo sanguíneo e um aumento de informação na zona.
Pode molhar-se, não é necessário retirá-la, protege-la ou tapa-la para ir ao chuveiro, lavar-se... ela é duradoira, pois a sua permeabilidade torna-a transpirável e permite mantê-la no mínimo 4 dias, em alguns casos e noutros mais quatro adicionais segundo a tolerância da pele e dos cuidados pessoais.
Isenta de Látex, sendo assim hipoalergénica, com 100% de algodão, e uma vez colocada activase por meio do calor e fricÇao suave. É por isso que com o passar dos dias não perde tantas propriedades como ocorre com outros sistemas de bandagem. O próprio calor do corpo mantémna activa. Com estas propriedades, o seu objectivo será o tratamento de lesões musculares, articulares (tendínosas e ligamentosas), neurológicas, processos que inscritos com a inflamação e linfedema.
O método é perfeitamente compatível com outros sistemas de bandagem como o funcional, pois a tendência actual é fazer ligaduras mistas em determinadas situações, nas que interessa e numa restrição parcial do movimento. Ainda permite aplicar
e combinar tratamentos físicos. Dada a capacidade de estimulação do sistema neuromuscular proporcionada pela banda, o processo de reparação está em marcha
desde o inicio da sua colocação graças á quantidade de dados que prevê na zona tratada, a sua capacidade de drenagem, de amortecimento nos processos inflamatórios
e activação da micro circulação.
Bandagem
Neuromuscular
TEMTEX
Kinesiology
Tape
Kinesiology
Tape
Supporter
Cross
Tape
Manual
Bandagem
Neuromuscular
Kinesiology
Taping
Libro
Cursos de
Vendaje
Neuromuscular