Técnicas do Bandagem Neuromuscular
Texto com a permissão do Editor do Livro 'Manual de Bandagem Neuromuscular. Aplicações práticas
As técnicas de ligadura serão:
- Muscular
- Ligamento - Tendão
- Correcção Articular Funcional
- Correcção Mecânica
- Fascial
- Aumento de Espaço
- Linfática
- Segmentar
Técnica Muscular
Na Técnica Muscular nunca esticamos a banda, Põe-se em tenção o músculo, estica-se a pele ou fazem-se as duas coisas de uma vez, mas a banda aplica-se sem esticar em todo o seu percurso. O encaixe inicial é colocado em posição neutra e depois esticamos ou flexionamos o músculo em questão para deslizar sobre a banda e finalmente voltamos á aplicação neutra para fixar assim o encaixe final. Utilizaremos para potenciar ou inibir o tono muscular.
Técnica Ligamentosa do Tendão
Na técnica Ligamentosa do Tendão aproveitamos ao máximo a elasticidade da banda aplicando desde 50 até 100% de tensão na sua colocação.
Ligamentos
Na técnica Ligamentosa a articulação deve situar-se em posição funcional ao colocar o encaixe do inicio, sem esticar, fazendo depois até onde mais nos interesse, com 50, ou 75 ou mesmo até 100% de tensão. Com esse nível de tensão fixamos a banda sobre a articulação e depois colocamos o outro encaixe sem esticar.
Tendão
Na tendinosa o encaixe de inicio coloca-se antes de por em tensão o tendão afectado. Na continuação esticamos a banda, gerando desde 50 até 75% de tensão circulando o tendão interessado. Voltamos a afrouxar a banda uma vez perfurando o mesmo e colocamos o encaixe final sem esticar. Procuramos dar informação proprioceptiva por meio do estímulo dos mecanorreceptores.
Técnica de Correcção Mecânica
Na técnica de Correcção Mecânica podemos levar a articulação á posição que mais nos interesse de forma manual e depois aplicar a banda, convém pôr a articulação em posição e aplicar a ligadura directamente. Tanto o encaixe de inicio como do final estarão colocados sem tensão e o resto da Ligadura será aplicada com uma tensão variável entre 50 e 75%. Estimulamos os mecanorreceptores com a intenção de conseguir o posicionamento do músculo, e fazer a articulação influir no seu interior
com a nossa acção.
Técnica de Correcção Articular Funcional
Na técnica de Correcção Articular Funcional podemos influenciar o resultado do movimento na sua fase final, potenciando ou limitando segundo o nosso interesse. É a única técnica de Ligadura Neuromuscular em que podemos limitar o movimento, enquanto em todas as outras participamos e facilitamos.
Fascial
Na técnica Fascial, podemos trabalhar em Y, com o encaixe de inicio e final sem tensão e o resto da banda colocada em pequenos puxões alternados, de curto percurso, o modo de pequenas vibrações na direcção que previamente nós acharmos mais indicada. Com a nossa mão realizamos movimentos de ligeira tracção sobre a pele tentando apanhar a direcção mais adequada, colocando posteriormente a banda segundo a guia previa. Também, podemos trabalhar em I dando á banda pequenas oscilações. Resolução ideal em tratamento de cicatrizes, aderências e hematomas associada á Técnica de Aumento de Espaço. Influímos sobre o facial, através
da colecta ou esticando, assim seja o nosso interesse.
Aumento de Espaço
Na técnica de Aumento de Espaço procuramos previamente o ponto máximo da dor sobre o qual se coloca a banda em modo de estrela ou asterisco, dotando de uma tensão no centro, por cima do ponto elegido, que varia entre 25 e 50% e com os encaixes sem tensão. Desta forma potenciamos o efeito elevador da fita, tirando a pressão no tecido subcutâneo e aumentando o espaço. Esta mesma técnica pode ser utilizada no tratamento de hematomas e cicatrizes, aplicando fitas barradas com um mínimo de tensão, de 50%. Estimulamos os mecanorreceptores em geral mais espaço sobre a área de inflamação ou edema, diminuindo a pressão. A técnica Facial é a mais indicada em tratamento de hematomas e cicatrizes.
Linfática
Na técnica Linfática aproveitamos a função elevadora da banda, aumentando o espaço e reduzindo a pressão, normalizando a circulação sanguínea e com ela a sua drenagem linfática. O encaixe de inicio e final aplicam-se sem tensão, esticando suavemente a pele com os nossos dedos e procurando que a banda apresente o mínimo de esticamento, que não ultrapasse 10% ou, simplesmente, envolvendo a região afectada sem mais tensão que a previa da banda ao ser cortada. A forma de polvo, deixará uns 3 cm para o encaixe de inicio ou base comum. A banda tende em retrairse para o inicio da Ligadura que deverá começar sobre os vasos linfáticos responsáveis pela drenagem da zona a tratar, de próximal para distal, favorecendo assim o retorno linfático. Podemos pôr a ligadura em forma de espiral sobre a superfície obtendo um efeito de drenagem, em forma longitudinal ao longo dessa região sem esquecer fazer de proximal para distal.
Segmentar
Na técnica Segmentar tentamos gerar um efeito neurorreflexo á distancia actuando sobre o segmento cabo. Dá resultados rápidos e surpreendentes em dismenorréia, EPOC, diafragma... e possivelmente é o que mais tem por desenvolver e investigar. Utilizamos técnica de Espaço, Muscular... combinando, a sua colocação.
Bandagem
Neuromuscular
TEMTEX
Kinesiology
Tape
Kinesiology
Tape
Supporter
Cross
Tape
Manual
Bandagem
Neuromuscular
Kinesiology
Taping
Libro
Cursos de
Vendaje
Neuromuscular